A diferença do editor na sua estratégia A diferença do editor na sua estratégia

A diferença do editor na sua estratégia

21.07.2020

É verdade que estamos em um momento da história em que tudo (ou quase tudo) que precisamos pode ser encontrado na internet. Principalmente se a nossa necessidade estiver diretamente ligada a busca pelo conhecimento e melhoria contínua.

Basta buscar algo no Google ou até mesmo no YouTube que já é uma das grandes fontes de pesquisa para aparecer centenas de milhares de resultados como artigos, vídeos e materiais de assuntos relacionados para você. Sem contar, o poder dos anúncios que colocam no meio da sua timeline exatamente aquilo que estava almejando em sua mente.

Na era digital, o crescimento por esse conhecimento tem sido exponencial devido ao momento de crise que vivemos, e com isso traz novas oportunidades de negócios dentro desse mercado relativamente novo.

 

Por que vídeos?

 

Os vídeos tem conquistado a preferência das audiências e impulsionado os engajamentos dos conteúdos em variados setores e isso tem feito as pessoas se aventurarem a fazerem sua própria produção de vídeo. Já comentei um pouco sobre isso em outro artigo inclusive.

E é nesse ponto que quero te ajudar a enxergar através de outra perspectiva.

De fato, hoje os equipamentos facilitam a execução das captações de imagens e áudios com sistemas automáticos e regulagens, tornando as gravações satisfatórias até mesmo através de smartphones nas palmas das mãos das pessoas. 

O que geralmente as pessoas não se atentam é que mesmo que as imagens sejam perfeitas, sem erros técnicos algum, ou de eloquência pelo interlocutor, de algum modo terá que haver uma intervenção de edição. 

Seja para ajustar um formato, a cor ideal, equilíbrio de luz, inserir alguma informação ou legenda, seja para fazer o upload de maneira correta para ser consumido pela audiência em alguma plataforma de conteúdo.

Nesse momento, as pessoas se deparam com uma situação de desconforto e se debatem (entre desespero e o ódio) com programas e aplicativos para editarem seus materiais que foram gerados. E quais são as consequências disso?

 

O Editor tem tempo, você não!

 

O processo de edição, assim como todo trabalho minucioso requer tempo e dedicação. Mesmo de um profissional já experiente. Agora imagine você de frente para um software nada familiar, com milhares de ferramentas e funcionalidades com a pressão do prazo de entrega do conteúdo a vista.

Quanto de tempo que você vai desprender para fazer algo no mínimo aceitável? Não seria mais produtivo se você tivesse foco na sua atividade principal e adiantasse conteúdos, estratégias e afins do seu trabalho? A edição te toma um tempo que você não tem.

Com um profissional de edição você ganha velocidade na produção e principalmente no tempo da entrega do material para veiculação em seus meios de comunicação. Sem contar a economia financeira e de tempo para realizar a tarefa. Quanto custa o seu tempo e no que você tem investido?

 

O Editor gera valor no seu trabalho!

 

Existem mecanismos prontos chamados templates, que a princípio, até atende quem está no começo da aventura pelo universo dos vídeos. Mas haverá um momento em que seu conteúdo terá uma mesma linguagem e até mesmo estética de vários outros vídeos e será mais um, no meio dos commodities do mercado digital e de conteúdo. A edição com templates te torna igual a todos.

 Dessa maneira, pode fazer com que seu engajamento não seja o desejado ou que vá caindo conforme o passar do tempo. Tudo no digital é muito dinâmico e transitório, e nada mais prende a atenção da sua audiência por ser mais do mesmo.

O Editor tem essa capacidade e sensibilidade de personalizar e adequar seus vídeos na linguagem e estética para que desperte o interesse e engajamento da sua audiência, entregando seu conteúdo e mensagem através de recursos audiovisuais que te levam ao reconhecimento, autoridade e demais objetivos que você busca. Ele conhece os atalhos do que funciona e do que fica bom. Será que, se você fosse editar, não iria apenas copiar algo ou alguém que pensa que funcionando, sendo do seu mercado ou não?

Acredite. Muitos clientes vêm até nós com esses argumentos de “baixo custo & façamos nós mesmos”, “estou começando & não preciso” ou investem em “soluções mágicas” de apps e softwares pagos ou não, para iniciarem seus vídeos.

Mesmo mediante ao nosso orçamento, opinião e orientações para que se invista, optam por esse recurso “mais acessível”.

Não consigo me recordar de nenhum deles que tenham conseguido resultado contínuo, pois em algum momento precisou mudar a forma de fazer, muitas vezes desperdiçando todo o tempo e esforço dedicado anteriormente.

 Alguns têm consciência e até voltam para contar a experiência de fazer com seus próprios meios e o que aprenderam, e depois com ouvidos atentos procuramos uma nova solução e se temos algo a mais para dizer.

Porque não começar da maneira correta e sustentável, incluindo a produção e principalmente o editor como parte estrutural e estratégica na sua produção de conteúdo audiovisual?

Me conta aí, se já teve alguma experiência como essa ou qual sua opinião sobre esse assunto! Para mim, será um prazer interagir e ler cada um de vocês.

Lembre-se: Tome café e vá pela sombra. Sempre!

 

Até mais.

Renan Leal
@renancleal

 

Outros posts